Solicitação de Prontuário

O Prontuário médico do paciente é um documento de propriedade do paciente e é revestido de extrema confidencialidade entre médico e paciente. Somente o paciente pode solicitar acesso ao seu prontuário enquanto em vida.

Formulário de Solicitação de Prontuário

O Prontuário Médico do Paciente (“PMP”) é um documento de propriedade do paciente e é revestido de sigilo médico profissional. Via de regra, o Paciente é o único que pode ter acesso ao seu prontuário, mas o acesso também poderá ser solicitado por:

  • Parente autorizado por paciente vivo;
  • Procurador de paciente vivo;
  • Responsável Legal de paciente menor de idade;
  • Responsável Legal de Paciente incapaz;
  • Parente (em até 4º grau – conjugues, irmãos, tios, sobrinhos, tios-avós, primos e sobrinhos-netos) de paciente falecido.

Em todos os casos acima, o solicitante (seja ele o paciente ou outra pessoa, conforme as hipóteses acima) deverá preencher o formulário e anexar os documentos que forem indicados, incluindo documento de identificação com foto. Adicionalmente, no momento da retirada do PMP, será necessária a apresentação dos documentos anexados neste formulário e a assinatura de recibo de entrega do PMP.


1. Dados do paciente


2. Solicitante

3. Tipo de Solicitação


4. Motivo para o acesso ao PMP do paciente


5. Unidade de Retirada


Na qualidade de Paciente, tenho ciência de que tenho direito de acesso às informações do meu tratamento médico, assim como a todos os documentos a ele relacionado, e que as informações do meu PMP não serão divulgadas a terceiros sem minha prévia autorização.

Nos casos de concessão de autorização para que terceiros tenham acesso ao meu PMP, entendo que, se o terceiro que o receber fizer mal uso do seu conteúdo ou compartilhá-lo com outras pessoas, a DaVita não será responsabilizada. Tenho também ciência de que esta autorização poderá ser revogada por mim a qualquer tempo e por qualquer motivo, mediante um pedido por mim escrito e assinado. Tal pedido poderá ser entregue pessoalmente ou através do e-mail acesso-PMP@davita.com.

Sendo anexada toda a documentação necessária, o prazo de entrega, após a solicitação, é de 15 dias corridos, e o prontuário deverá ser retirado na unidade informada.

Na qualidade de Representante do Paciente, tenho ciência de que os documentos que receberei são revestidos de sigilo médico profissional e, portanto, devo utilizá-los apenas para as finalidades determinadas pelo paciente na autorização ou, nos casos em que a autorização não é aplicável, para fins legítimos, respeitando o caráter confidencial das informações contidas no PMP.

Tenho também ciência de que, no caso de pacientes falecidos, o paciente pode ter, ainda em vida, manifestado uma objeção à divulgação do seu PMP após a sua morte, de forma que a DaVita não poderá conceder acesso ao PMP.

Sendo anexada toda a documentação necessária, o prazo de entrega, após a solicitação, é de 15 dias corridos, e o prontuário deverá ser retirado na unidade informada.

No momento da retirada, será necessária: (i) a apresentação dos documentos anexados anteriormente; (ii) a apresentação de documento de identificação com foto; e (iii) a assinatura de recibo de entrega do PMP.

Sua solicitação foi realizado com sucesso, em breve entraremos em contato