Wilton Silva


                                Olá.

Meu nome é Wilton Silva Freitas e tenho 30 anos. Há 6 anos, comecei a fazer hemodiálise em razão de meus rins terem parado de funcionar com suspeita de intoxicação. Desde então, minha vida mudou. Foram várias adaptações, comecei a fazer o tratamento e tive de parar de trabalhar. Nessa época, dei início ao tratamento para crônico renal.

Moro em uma cidade pequena onde não existe tal tratamento. Por esse motivo, tenho de me locomover 160 quilômetros, três vezes por semana, para poder fazer esse procedimento. Considerando tudo isso que mudou na minha vida, tornei-me sedentário e engordei muito, chegando a pesar 96 kg.

Tentei fazer várias coisas – jogar bola, nadar –, mas em nada consegui êxito. Foi aí que o ciclismo entrou na minha vida. Olhava várias pessoas pedalando e tinha muita vontade de praticar aquele esporte; confesso, porém, que tinha receio por causa do meu problema de saúde. Mesmo assim, decidi encarar o desafio.

Com muito custo, consegui comprar minha primeira bicicleta. Nesse momento, pensava em pedalar só dentro da cidade mesmo, mas tudo foi muito empolgante. Fiz muitas amizades dentro do esporte, e essas me incentivaram a ir além. E foi aí que descobri que era capaz! Tornei-me um atleta de ciclismo e hoje faz dois anos que pedalo. Com tudo isso, senti necessidade de comprar uma bicicleta melhor e não tinha condições. Foi, então, que resolvi pedir apoio à equipe DaVita.

Vendo meu esforço, que resultou na melhora da minha saúde, no meu emagrecimento e em outros diversos fatores favoráveis, a equipe DaVita se mostrou disposta a me apoiar. Com esse patrocínio que a DaVita disponibilizou, consegui comprar uma bicicleta mais bem equipada, a fim de melhorar o meu desempenho. Atualmente, ando de bicicleta quatro vezes na semana, 40 quilômetros em média por dia. 

Desde que comecei a pedalar, tornei-me uma pessoa totalmente ecológica. Em minhas trilhas, percebo que cada vez mais temos de preservar o meio ambiente e cuidar dele. Raramente uso meu carro em meus afazeres diários; isso só ocorre quando é realmente necessário. Por exemplo, em viagens muito longas, em dias de chuva intensa e quando vou participar de competição em outras cidades.

Só tenho a agradecer à equipe DaVita por cuidar tão bem da minha saúde e me incentivar no meu esporte.
                            

Compartilhe a sua história!


Seu relato é muito importante para nós e pode ajudar a inspirar outras pessoas.

Conte sua história e some esperança à vida de pacientes, colegas, familiares e acompanhantes que passam por esse momento delicado. Sua mensagem será analisada e entraremos em contato caso ela seja selecionada.

Escreva seu relato