Liderança clínica - internacional


Conheça a Equipe de Liderança Clínica da DaVita

Os médicos que optam por estabelecer uma parceria com a DaVita têm acesso aos melhores especialistas clínicos e líderes mundiais em diversas áreas de tratamento renal. A equipe de liderança clínica da DaVita — que inclui o Office of the Chief Medical Officer (OCMO), o grupo de diretores médicos e nossos parceiros — trabalha em conjunto para identificar, implementar e conduzir programas para os nossos pacientes em mais de 2.305 centros de diálise.

Ao determinar a abordagem de tratamento na DaVita, nossa equipe de liderança clínica está constantemente inovando e oferecendo novos e aprimorados modelos tratamento renal para, continuamente, melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Office of the Chief Medical Officer

O Office of the Chief Medical Officer (OCMO) da DaVita é formado por um grupo de nefrologistas experientes, comprometidos em fornecer o melhor atendimento e tratamento de alta qualidade, melhorando os desfechos clínicos e administrando os recursos fornecidos.

O OCMO concentra-se nas necessidades dos diretores e parceiros médicos da DaVita, reforçando as parcerias clínicas e operacionais e desenvolvendo novos materiais educacionais e recursos que ajudem nos desafios diários do tratamento renal.

Mahesh Krishnan, MD, MPH, MBA, FASN | Chefe Clínico Internacional e Vice- Presidente de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo

Antes de ingressar na DaVita Kidney Care, o Dr. Mahesh Krishnan, M.D., atuou como chefe médico e líder global de desenvolvimento da Eritropoetina (Epogen), onde desempenhou um papel fundamental nas discussões com o FDA e Centers for Medicare and Medicaid Services (CMS).

Foi também diretor-executivo de políticas médicas da Amgen, e atendeu em consultório particular na Virgínia por quase cinco anos. Atualmente, atua no conselho editorial de “Nephrology News and Issues” e teve seus artigos publicados diversas vezes em publicações e pesquisas sobre tratamento renal em todo o mundo. Krishnan formou-se em medicina na Thomas Jefferson University, além de possuir seus diplomas de mestrado em Saúde Pública pela Johns Hopkins Universit e um MBA em Gestão de Serviços Médicos pela Johns Hopkins Carey School of Business.

Allen R. Nissenson, MD, FACP, FASN, FNKF | Chefe Clinico dos EUA | DrNissenson

Autor prolífico e autoridade renomada em doença renal, Allen R. Nissenson, M.D., é professor emérito de medicina da David Geffen School of Medicine na UCLA, onde atuou como chefe do programa de diálise e reitor associado.

O Dr. Nissenson também é co-presidente da Kidney Care Partners Quality Initiative. Ele é ex-presidente da “Renal Physicians Association” (RPA) e atuou no Conselho de Administração da RPA como assessor especial do presidente. Além disso, Nissenson é ex-presidente da Southern California End-Stage Renal Disease Network, autor de mais de 650 artigos científicos e editor de dois livros didáticos de diálise, ambos na sua 4ª edição.

Stephen McMurray, MD, FACP | Vice-Presidente de Serviços de Gestão de Tratamento Clínico Integrado

Stephen McMurray, MD, FACP | Vice-Presidente de Serviços de Gestão de Tratamento Clínico Integrado

Mark Kaplan, MD | Vice-Presidente de Assuntos Médicos

Mark R. Kaplan, M.D., atuou anteriormente como nefrologista em Nashville, Tennessee, onde lançou e desenvolveu seu programa de pesquisas clínicas. Antes de tornar-se parte do time da DaVita Kidney Care, atuou como vice-presidente de Pesquisas Clínicas do “Renal Care Group” e do “Fresenius Medical Care”, assim como Diretor Médico da “DSI Renal, Inc.”. Kaplan formou-se em medicina pela Vanderbilt University e, posteriormente, passou um ano como chefe residente em medicina interna no “Nashville Veterans Affairs Medical Center”. Obteve uma bolsa de estudos de pesquisa clínica em nefrologia e hipertensão no Brigham and Women's Hospital da “Harvard University Medical School em Boston.”

Robert Provenzano, MD, FACP, FASN | Vice-Presidente de Assuntos Médicos | DrBobPro

Robert Provenzano, M.D., é professor clínico na “Wayne State University School of Medicine in Detroit”, onde formou-se em medicina. Completou seus estudos no Henry Ford Hospital e foi chefe da seção de nefrologia, hipertensão e transplantes, e diretor de pesquisa de nefrologia no St. John Hospital and Medical Center em Detroit.

Provenzano é ex-presidente da “Renal Physicians Association” e atual presidente da National Kidney Foundation (NKF) de Michigan.

Recentemente, deixou o cargo de CEO da “St. Clair Specialty Physicians”, uma prática de nefrologia multiestadual. Já publicou diversos artigos sobre os modelos de negócios de tratamento renal e, hoje, supervisiona o Nephrology Practice Solutions (NPS), escritório nacional de gerenciamento na prática de tratamento renal afiliada à DaVita. Dr. Provenzano também atua como Diretor Médico dos serviços hospitalares da DaVita, área que apoia mais de 1000 programas de diálise crônica em hospitais.

David B. Van Wyck, MD | Vice-Presidente de Serviços de Apoio Clínico

David B. Van Wyck, M.D., é professor emérito de medicina e cirurgia da University of Arizona College of Medicine, onde formou-se em medicina. Foi co-presidente do grupo especializado em anemia da National Kidney Foundation Kidney Disease Outcomes Quality Initiative (NKF-KDOQI). O Dr. Van Wyck escreveu e contribuiu para publicações sobre o metabolismo do ferro básico e função reticuloendotelial, além de falar sobre os aspectos clínicos do ferro e anemia em pacientes com doença renal crônica.

John Robertson, MD | Vice-Presidente de Serviços de Apoio Clínico

John A. Robertson, M.D., é fundador e sócio do Nephrology Associates Medical Group, Inc., terceiro maior grupo de nefrologia no estado da Califórnia. Foi membro do Conselho Médico da DaVita Kidney Care durante vários anos, é Diretor Médico da DaVita Kidney Care — Projeto de Demonstração SCAN CMS ESRD e afiliado à “Apex Research of Riverside”, prática privada que participa de ensaios clínicos.

Robert Merrell, MD, FACP | Vice-Presidente de Apoio a Riscos Clínicos

Robert Merrell, M.D., é nefrologista há 25 anos, atendendo pacientes no Kidney Specialists of Southern Nevada na maior parte desse período. Atuou como riretor médico em vários centros da DaVita Kidney Care ao longo dos anos e, atualmente, supervisiona o Siena Henderson Dialysis Center da DaVita em Henderson, Nevada. Merrell é credenciado em nefrologia e medicina interna, membro do American College of Physicians e formou-se em medicina pela University of Oklahoma Health Sciences Center, Departamento de Medicina.

Martin Schreiber, MD | Vice-Presidente de Assuntos Clínicos – Diálise Residencial

Martin Schreiber, M.D., é formado em medicina pela Wake Forest University School of Medicine e ingressou na DaVita Kidney Care trazendo quase 40 anos de experiência em nefrologia. Antes de fazer parte da equipe, ocupou diversos cargos na Cleveland Clinic, incluindo membro do conselho supervisor, presidente do Departamento de Nefrologia e Hipertensão e diretor de diálise residencial. Além disso, Schreiber é um educador ativo e conferencista internacional. No passado teve responsabilidades editoriais junto ao “Journal of the American Society of Nephrology”, “American Journal of Kidney Disease” e “Peritoneal Dialysis International”.

Steven M. Brunelli, MD, MSCE | Vice-Presidente e Diretor Médico de Pesquisa em Avaliação Econômica e Resultados de Saúde

Antes de ingressar na DaVita Clinical Research, Steven M. Brunelli, M.D., foi membro do corpo docente da “Harvard Medical School” e do “Brigham and Women’s Hospital”, onde dirigiu um grupo de pesquisa clínica ativo que tinha foco na doença renal crônica, farmacoepidemiologia e farmacoeconomia, do serviço de diálise do hospital. Também atuou no “American Society of Nephrology’s Dialysis Advisory Group” e em outro grupo similar.

Dr. Brunelli tem mais de 90 publicações revisadas por especialistas e, hoje, atua no conselho editorial do “Journal of the American Society of Nephrology” e do “American Journal of Kidney Diseases”. Concluiu a faculdade de medicina na University of Pennsylvania, obteve um Mestrado em Epidemiologia Clínica e atuou como docente na University of Pennsylvania.

Lorne Holland, MD | Diretor Laboratorial da DaVita Labs

Antes de ingressar na DaVita Labs, Lorne Holland, M.D., atuou como diretor médico da região oeste da Quest Diagnostics, além de ocupar cargos de diretoria no PathGroup, laboratório de referência regional que presta serviços de patologia clínica e anatômica e no hospital da University of Colorado. Formou-se em medicina pela University of Illinois e obteve um MBA pela Amberton University.

John R. Wigneswaran, MD | Vice-Presidente de Assuntos Clínicos – Serviços Hospitalares | doctorWIG

John R. Wigneswaran, M.D., formou-se em medicina pela Tufts University School of Medicine, obtendo especialização em nefrologia pela Cornell University e um MBA pelo Massachusetts Institute of Technology. Antes de ingressar na DaVita Kidney Care, atuou como diretor na área de assuntos médicos da Johnson&Johnson, diretor médico da CHF Solutions, Inc./Gambro e vice-presidente de Desenvolvimento de Mercado da Fresenius Medical Care. Recebeu certificado pelos Conselhos de Medicina Interna e Nefrologia e é membro da Sociedade Americana de Nefrologia. Além disso, o Dr. Wigneswaran fundou a Nephroceuticals, organização focada em melhorar a saúde nutricional de pacientes com doenças crônicas.

Stefan H Jacobson, MD, PhD | Ceo E Professor De Nefrologia Da Danderyd University Hospital

Além de CEO e professor de nefrologia do Danderyd University Hospital, Stefan H Jacobson, M.D., é editor associado do Scandinavian Journal of Urology. Anteriormente, atuou no Danderyd University Hospital como chefe da divisão médica e, em seguida, como o diretor do departamento de nefrologia no Karolinksa Hospital e do Korolinksa Institute.

Já escreveu ou contribuiu para mais de 150 publicações em revistas de todo o mundo, e concentra sua pesquisa em inflamações e doenças cardiovasculares, função leucocitária, transmigração de leucócitos, nefropatia por IgA e síndrome cardiorrenal. Jacobson também participa de diversos comitês de estudos e diretivos internacionais, focando no estudo randomizado controlado dos efeitos da hemodiálise (estudo dos resultados de permeabilidade da membrana, estudo de MPO), o padrão da prática em hemodiálise (estudo do padrão da prática de resultados de hemodiálise, DOPPS) e os efeitos do cinacalcet (ECHO).

Maciej Drożdż, MD, PhD | Diretor Médico Da Polônia

Atualmente diretor médico das operações da DaVita na Europa e Oriente Médio, o Dr. Maciej Drozdz trabalhou durante mais de 20 anos no Hospital Universitário da Cracóvia, onde tornou-se diretor da unidade de diálise no departamento de nefrologia.

Ele já escreveu ou contribuiu para cerca de 40 publicações em revistas, incluindo seis capítulos em livros didáticos poloneses de nefrologia. Sua pesquisa tem foco nos desafios cardiovasculares para pacientes em diálise e anticoagulação intradialítica. Como principal e co-pesquisador, participou nas fases II, III e IV dos ensaios clínicos.

Ele já escreveu ou contribuiu para cerca de 40 publicações em revistas, incluindo seis capítulos em livros didáticos poloneses de nefrologia. Sua pesquisa tem foco nos desafios cardiovasculares para pacientes em diálise e anticoagulação intradialítica. Como principal e co-pesquisador, participou nas fases II, III e IV dos ensaios clínicos.

Nascido no Rio de Janeiro, Brasil, Dr. André Weigert estudou na Universidade de Lisboa, Portugal e, posteriormente, realizou sua pós-graduação no Hospital S. Maria, no Hospital Santa Cruz em Lisboa, Portugal, e no Baylor College of Medicine em Houston, Texas. Seus créditos profissionais incluem os de médico residente chefe do VAMC de Houston/BCM, membro de nefrologia na University of Colorado, Denver e títulos de especialista em medicina interna e nefrologia (1996) e farmacologia clínica (2008). Além disso, obteve a certificação do American Board of Internal Medicine (1992) e American Board of Nephrology and Hypertension (1996), sendo eleito membro do American College of Physicians (1999).

Weigert possui mais de 40 estudos clínicos publicados (em português, inglês e francês), que envolveram o ensaio EVOLVE. Atualmente, trabalha na unidade de transplante renal do Hospital Santa Cruz, é professor assistente de farmacologia na Universidade de Lisboa e diretor médico da DaVita em Portugal. O profissional é responsável por dirigir a Eurodial, unidade de diálise em Óbidos-Gaeiras, com 170 pacientes, sendo que todos eles estão realizando hemodiafiltração (HDF) on-line.

Também está envolvido em estudos de velocidade de onda de pulso em pacientes submetidos a HDF e novas abordagens para o tratamento da anemia. Participou de vários programas de educação médica continuada da International Society of Nephrology (ISN) em países africanos (incluindo Angola, Moçambique, Zâmbia e República Democrática do Congo).

Abdulkareem Alsuwaida, MD, Frcpc, Msc | Diretor Médico Da Davita Arábia Saudita

O Dr. Abdulkareem Alsuwaida, atualmente, atua como professor de medicina e diretor de pós-graduação na Universidade King Khalid em Riad, além de consultor da Divisão de Nefrologia do Hospital Universitário King Khalid.

Formado em medicina pela Universidade King Abdulaziz, concluiu sua pós-graduação médica em medicina interna e nefrologia na Universidade de Toronto, onde também conquistou seu mestrado em epidemiologia clínica. Ex-presidente da Sociedade de Nefrologia da Arábia Saudita, a pesquisa do Dr. Alsuwaida é centrada em diálise, glomerulonefrite e nefrite lúpica, tendo mais de 40 trabalhos sobre o tema publicados.

Sylvia P. B. Ramirez, MD, MPH, MBA | Diretora Médica, Ásia-Pacífico

A Dra. Sylvia P.B. Ramirez é nefrologista clínica e epidemiologista com mais de 20 anos de experiência em pesquisas, políticas públicas e nefrologia. Antes de se tornar diretora médica da DaVita na região Ásia-Pacífico, foi vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento global da Arbor Research Collaborative for Health, onde continua atuando hoje como consultora.

Dra. Ramirez foi investigadora principal e co investigadora de vários projetos dos Centers for Medicare & Medicaid Services (CMS) dos Estados Unidos, incluindo a Avaliação da Demonstração da Gestão da Doença Renal Terminal (DRT), Demonstração de Pagamentos de Incentivo à Qualidade e Trabalho de Apoio às Medidas de DRT. Também atua como co investigadora do Estudo de Resultados Clínicos e Padrões da Prática de Diálise.

Publicou vários artigos sobre o tratamento da DRT, e liderou diversos painéis de especialistas técnicos sobre o desenvolvimento de medidas de desempenho de qualidade em instalações de diálise nos Estados Unidos.

Mauricio Ruiz Martinez, MD | Diretor Médico, Colômbia

O Dr. Mauricio Ruiz Martinez é diretor médico da DaVita da Colômbia desde 2013. Anteriormente, atuou como Professor Adjunto da Cadeira de Nefrologia e Semiologia no corpo docente de medicina da Universidad del Rosario e na La Fundación Universitaria de Ciencias de la Salud, ambas em Bogotá, e como diretor de serviços de diálise no San José Hospital por mais de 10 anos.

Além disso, o Dr. Ruiz foi coordenador dos programas de diálise peritoneal na Fresenius Colombia de 2004 a 2009, e foi um conselheiro renal da Genzyme de 2008 a 2010. Também contribuiu para os capítulos de vários livros sobre medicina interna e nefrologia e é coeditor da última edição do texto de nefrologia na Coleção da CIB (Corporación de Investigaciones Biológicas) da Colômbia.

Suresh Sankar, MD, MBBS, MBA, FRCP, FASN | Diretor Médico, Índia

O Dr. Suresh Sankar tem 16 anos de experiência como nefrologista clínico e foi diretor médico na área por três anos. Ex-aluno do Madras Medical College, possui certificados do American Board of Nephrology e do American Board of Internal Medicine, além de ter concluído sua formação em nefrologia na University of Rochester de Nova York.

Membro da American Society of Nephrology e da Royal College of Edinburgh, Sankar tem um grande interesse em pesquisas clínicas, epidemiologia e sistemas de saúde, e publicou mais de 50 artigos originais e resumos sobre esses temas. Foi homenageado com os prêmios Indian Society of Nephrology’s Young Investigator Award e Janssen- Cilag Award of Excellence em 2006.

Werner Kleophas, MD, PhD | Diretor Médico, Alemanha

A carreira do Professor Dr. Werner Kleophas começou em meados de 1980 no departamento médico do Ferdinand Sauerbruch Klinikum Wuppertal (Wuppertal, Alemanha). Atuou no Deutsches Diabetes Forschungsinstitut Düsseldorf e no Nephrological Clinic Heinrich Heine Universität Düsseldorf antes de iniciar o trabalho como nefrologista e diabetologista na Gemeinschaftspraxis (Düsseldorf, Alemanha), onde continua até hoje e onde participou do desenvolvimento da máquina de hemodiálise Genius.

Além disso, o professor Kleophas é membro da Sociedade Americana de Nefrologia e membro de diversos conselhos editoriais dedicados à nefrologia e diabetologia. Esteve entre os primeiros médicos na Alemanha a estabelecer programas combinados para pacientes com diabetes mellitus e doença renal crônica. Sua ampla experiência, juntamente com seu profundo conhecimento de ensaios clínicos (abrangendo a autoria de diversas publicações), ajudaram-no a conquistar o cargo de diretor médico da DaVita na Alemanha que ocupa atualmente.

Grace Yan, MD, PhD | Diretora Médica, China

Antes de ingressar na DaVita Kidney Care, a Dra. Grace Yan trabalhou no renomado Shanghai Renji Hospital, hospital de classe 3A na China, onde passou 22 anos no setor de nefrologia, incluindo um ano de pós-doutorado no Departamento de Doenças Renais e Hipertensão da University of Colorado Health Science Center em Denver, Colorado.

Obteve seu mestrado e doutorado pela Shanghai Jiao Tong University School of Medicine, onde atualmente orienta os candidatos de mestrado e doutorado. Também é membro da Sociedade Chinesa de Medicina Interna e ex-membro do Comitê Juvenil da Sociedade Chinesa de Nefrologia. Ganhou uma série de prêmios acadêmicos e é autora de diversas publicações.