Opções de Tratamento


Diálise

A diálise é uma terapia de substituição das funções renais indicada para pacientes com insuficiência renal em estágio avançado, no qual os rins não mais funcionam de forma a manter o paciente em estado de equilíbrio fisiológico. A insuficiência renal pode ocorrer de forma lenta e progressiva (crônica) ou de forma súbita (aguda). A diálise consiste na retirada de substâncias e líquidos que estão em excesso no organismo e que por isso se tornam tóxicos para o indivíduo.

A indicação de iniciar esse tratamento é feita pelo seu médico especialista em doenças dos rins (o nefrologista).

Hemodiálise

A hemodiálise é um tratamento que realiza o processo de filtração sanguínea através da retirada de substâncias tóxicas do sangue para limpeza, utilizando um filtro artificial (dialisador) e uma máquina.

O tratamento é feito por uma máquina que bombeia o sangue através do dialisador, constituído por um filtro semipermeável que remove as toxinas do sangue. O sangue, depois de limpo, retorna ao corpo do paciente devidamente livre dos resíduos prejudiciais à saúde. Este procedimento é feito por meio de acesso vascular utilizando um cateter ou uma fístula arteriovenosa.

Hemodiálise Convencional

As sessões convencionais de hemodiálise são realizadas 3 vezes por semana com duração de quatro horas, em dias alternados.

Existem ainda opções de

Hemodialfiltração

Processo de hemodiálise no qual o filtro (dialisador) permite a passagem de grandes quantidades de líquidos, contendo moléculas maiores. A diferença para o tratamento de hemodiálise convencional está na remoção de toxinas cujas moléculas são grandes e não são eliminadas facilmente nas hemodiálises convencionais. O procedimento é mais eficiente, pois exerce uma pressão maior para remover essas substâncias tóxicas e o excesso de água do sangue.

Assim como na hemodiálise convencional, o tratamento pode ser feito de três a seis vezes por semana, conforme a necessidade.

Benefícios da hemodialfiltração:

  • Proteção cardiovascular
  • Redução do risco de doença óssea, anemia, inflamação e desnutrição;
  • Melhor qualidade de vida.
Diálise Peritoneal

A diálise peritoneal é uma modalidade que utiliza a membrana peritoneal, estrutura que reveste a cavidade abdominal, para o processo de diálise. Para sua execução é necessário o implante de cateter abdominal para que o líquido de diálise seja introduzido nesta cavidade permitindo a retirada das impurezas. A técnica desta diálise é ensinada para o paciente e/ou familiares, que ao término do aprendizado estarão aptos para efetuá-la no domicílio.

Benefícios:

  • Tratamento domiciliar
  • Realizada pelo próprio paciente ou cuidador
  • Esta modalidade permite maior independência, pois as consultas são mensais.
Tipos de Diálise peritoneal:

Diálise peritoneal ambulatorial contínua (CAPD): o paciente manipula as soluções de diálise após treinamento específico.

Diálise peritoneal automatizada (APD): o paciente utiliza uma máquina que realiza o processo de diálise.

Nefropediatria

Trabalhando com especialistas de alta qualificação, a DaVita Tratamento Renal atende bebês, crianças e adolescentes com doença renal congênita e adquirida. Nossos profissionais atendem às doenças clínicas desta área e também à diálise pediátrica, com hemodiálise aguda e crônica e diálise peritoneal, em um ambiente acolhedor e seguro.

Atendimento Ambulatorial

Como um serviço ambulatorial, a DaVita oferece tratamento nefrológico geral para pacientes nos estágios iniciais da doença renal, inclusive antes do início da diálise. Outros serviços clínicos ambulatoriais incluem o diagnóstico e tratamento de doenças renais, a preparação para diálise, e a avaliação e tratamento das complicações frequentes da insuficiência renal crônica, como hipertensão, anemia e doença óssea. Os pacientes podem ser encaminhados para estes serviços por seus clínicos gerais ou outros médicos especialistas.

Faça um check-up para prevenção da sua saúde renal e de todo sistema urinário. Nossas clínicas estão sempre preparadas para atender com conforto e agilidade.

Benefícios:

Prevenção das doenças, especialmente as renais

Tratamento conservador:

  • Retardo na progressão da doença renal crônica.
  • Auxílio na escolha do melhor método de substituição da função renal.

Diferenciais DaVita:

  • Água Ultrapura;
  • Máquinas proporcionadoras de última geração;
  • Dialisador de alta performance;
  • Equipe especializada em Nefrologia.
Transplante renal

Trata-se do implante de um novo rim, através de doação por indivíduo recentemente falecido ou de doador vivo relacionado (parente próximo ou cônjuge). Pela legislação, todo o paciente admitido para diálise crônica deve ser consultado para entrar na fila de transplante de doador falecido em sua região. Lembrando que o médico pode contraindicar o transplante com base em sua avaliação clínica.