Elias Nunes


                                Meu Nome é Elias Nunes, tenho 44 anos e há 13,  descobri que tinha problema renal crônico.
Certa madrugada (2009) estava com um resfriado que me atrapalhava dormir, então resolvi levantar e ir à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que ficava bem próximo da minha casa e chegando lá, aferiram minha pressão e constatou 19/13, então medicaram-me e fiquei em observação. Logo em seguida o médico que me atendeu sugeriu que eu procurasse um cardiologista. Fiz isso.
Na primeira consulta, antes do cardiologista pedir alguns exames, já foi logo dizendo que eu deveria cortar sal, massas e açucares. Sabe o que eu fiz?
Cortei foi o médico. rsrsr... Bom vou explicar.
Pensei, "meu Deus, assim não vou viver"
Foi aí que procurei outro cardiologista que foi mais amigo e disse que na verdade eu deveria diminuir sal, massas e açucares. Ah! esse médico foi mais amigo!
Então um dos exames constatou proteína na urina. Aí fui encaminhado para o nefrologista e tudo começou.
Em Abril (2009) fiz pulsoterapia e em Maio do mesmo ano fiz biopsia renal e o resultado foi Fibrose renal. Os meus Rins foram diminuindo de tamanho e nessa época foi diagnosticado que eles estavam funcionando apenas 50%.  e então comecei um longo tratamento.
Quero deixar claro que é importantíssimo fazer o tratamento certinho, pois, cuidar dos Rins é a maior prevenção. Quem tem um problema renal crônico tem que se cuidar, pois, dificilmente o quadro é revertido e creio que se não houver uma intervenção divina, acaba piorando, até a perda total e então só resta duas formas de tratamento, Hemodiálise ou transplante. Como coloquei acima "tratamentos", pois, não há cura. Se você faz hemodiálise tem que ser frequente, pelo menos 03 vezes por semana e se você optar e conseguir um transplante, saiba que terá que tomar remédio pelo resto da vida, devido, o ataque dos anticorpos ao novo órgão.

Voltando ao meu tratamento...

Durante um período, aproximadamente 8 anos, não cuidei direito dos meus Rins e infelizmente houve uma perda significativa e então quando chegou por volta dos 11% comecei a dialisar, exatamente em 09 de Junho de 2017. Nos primeiros 6 meses passei muito mal, mas agora estou muito bem.
                            

Compartilhe a sua história!


Seu relato é muito importante para nós e pode ajudar a inspirar outras pessoas.

Conte sua história e some esperança à vida de pacientes, colegas, familiares e acompanhantes que passam por esse momento delicado. Sua mensagem será analisada e entraremos em contato caso ela seja selecionada.

Escreva seu relato