;

Blog da Diálise

O cuidado e a prevenção começam pela informação, por isso, no nosso blog você confere conteúdos exclusivos para sua saúde. Saiba ainda mais sobre como cuidar de você.


Informações

Acesso Vascular

O que você deveria saber O que é um cateter e por que eu tenho um?  Quatro entre cinco pacientes iniciam tratamentos com um acesso vascular conhecido como cateter ou CVC.  Normalmente, os cateteres deveriam ser utilizados somente por um curto período de tempo. Pois existe um alto risco de infecções sanguíneas devido ao implante do cateter perto do coração. Porque o cateter é um acesso temporário?  Os cateteres são colocados no pescoço do paciente enquanto ainda no hospital como uma solução temporária para o tratamento da insuficiência renal. Isso permite que a diálise comece quase imediatamente. Os de curta permanência são frequentemente considerados uma forma temporária de fazer diálise.  O risco de infecção de corrente sanguínea com um cateter de curta permanência é 9 vezes maior em comparação com outras opções permanentes de acesso vascular. Como faço para ter um acesso permanente? Para mudar de um cateter para uma das opções mais seguras de acesso vascular, converse com seu médico e a equipe multidisciplinar. Eles recomendarão uma opção de acesso permanente ideal para você. Opções de acesso permanente Os acessos permanentes necessitam de uma cirurgia ambulatorial relativamente simples, e um tempo para cicatrizar antes de serem utilizados. Quanto mais cedo você falar com seu médico, mais rapidamente poderá mudar para um acesso mais seguro. Ele pode ser uma Fístula, um PTFE ou um cateter de longa permanência. Fístula  Uma veia e artéria são conectadas para criar um vaso grande e calibroso sob a pele. Isso permite um bom fluxo sanguíneo durante a diálise e facilita a inserção das agulhas. Benefícios  Menor chance de infecção em comparação com todos os outros acessos; De longa duração. Considerações  Pode ser visível sob a pele; Geralmente leva de 6 a 8 semanas para desenvolver; As fístulas podem não amadurecer; Não é adequado para todos os pacientes. PTFE  Uma veia e artéria são conectadas por um tubo sintético de PTFE colocado sob a pele. As agulhas são inseridas no tubo sintético em vez de nas veias. Benefícios  Geralmente pode ser utilizado após 4 semanas. Considerações  Maior potencial de coagulação;  Maior chance de infecção em comparação com uma fístula; É provável que não dure tanto quanto uma fístula; Não é adequado para todos os pacientes. Cateter DP  Outra opção é um tipo diferente de diálise, chamado diálise peritoneal (DP), que não envolve sangue ou agulhas. Você precisará de um acesso permanente chamado cateter de DP. Um cateter de DP é um tubo que permite a entrada e saída do líquido de limpeza da barriga.  

Ler mais
Informações

Checagem Diária do Acesso DP

Para você checar o seu acesso DP diariamente, basta seguir alguns passos simples. Para sua saúde e segurança, siga os passos que vamos mostrar abaixo: Cheque: Veja se seu abdômen possui algum: Inchaço incomum; Vermelhidão; Sensibilidade; Secreção. Sinta: Toque ao longo do cateter em busca de: Calor; Caroços; Sensibilidade ou dor. Limpe: Limpe diariamente fazendo movimentos circulares, indo em direção contrária à área de saída do cateter, com uma toalha limpa. Principalmente após: Nadar; Molhar ou sujar-se. Proteja: Aplique pomada antibiótica na saída do cateter (somente se houver prescrição médica). Use uma nova gaze e esparadrapo nos quatro cantos para evitar: Tração no orifício de saída; Traumas e irritações. Inspecione: Fique de olho no seu fluido sempre após a drenagem, ele deve estar transparente, não turvo.

Ler mais
Informações

Verificação rápida do acesso

OLHE - OUÇA - SINTA Às vezes, um acesso permanente precisa de manutenção Seu acesso à diálise é o local do seu corpo onde o sangue é removido e devolvido durante o tratamento de diálise. Como um carro, um acesso pode funcionar sem problemas com a manutenção adequada. Mas sempre há uma chance de algo dar errado ao longo do caminho. Verifique seu acesso diariamente Recomendamos fazer uma verificação rápida do acesso todos os dias. A verificação do acesso tem 3 passos: Olhar, ouvir e sentir. Olhar Se você vê alguma: Mudança na cor da pele Vermelhidão Pele brilhante Pele desgastada Estes podem ser sinais de uma infecção ou problema. Ouvir Você pode usar um estetoscópio para esta etapa, se tiver um. Caso contrário, coloque seu ouvido próximo ao seu acesso e ouça. Se o que você ouve soa mais como um pulso batendo ou um assobio como uma chaleira quente, seu acesso pode precisar de manutenção. Sentir Descanse, com cuidado, dois dedos limpos em seu acesso, tomando cuidado para não remover nenhuma crosta que possa ter se formado. Se tudo estiver funcionando bem, você deve sentir uma vibração suave e contínua sob a pele. Imagine que você está segurando um gatinho. Quando o gatinho ronronar, você poderá sentir uma vibração suave. Seu acesso deve ter uma sensação semelhante.  

Ler mais
Informações

Como se manter saudável após um ataque cardíaco

Um ataque cardíaco pode mudar a sua vida. Entendemos que você pode estar sentindo uma certa apreensão. Portanto, antes de mais nada, vamos ver o que significa ter um ataque cardíaco. Em seguida, falaremos sobre os fatores de risco que você pode controlar para reduzir as chances de ter outro. O que é um ataque cardíaco? Seu coração é um músculo, quando se contrai, ele expele o sangue para o corpo. E como todos os músculos, ele precisa de oxigênio e outros nutrientes do sangue para funcionar.  Um ataque cardíaco (também chamado de infarto do miocárdio ou IM) ocorre quando uma artéria é bloqueada e uma parte do coração não recebe o fluxo sanguíneo necessário, então essa área do seu coração será danificada. Como posso me manter saudável após um ataque cardíaco? Pressão alta, colesterol alto, diabetes, doença renal, tabagismo, excesso de peso e histórico familiar de doença cardíaca aumentam o risco de ataque cardíaco. Confira abaixo o que você pode fazer para reduzir esses riscos.  Faça uma dieta saudável para o coração e benéfica para os rins Siga estas dicas e converse com o nutricionista do seu centro de diálise para mais informações. Reduza o sódio (sal) na sua alimentação para ajudar a baixar a pressão arterial. Nunca adicione sal à sua comida e evite alimentos com alto teor de sódio; Consuma gorduras saudáveis como peixe e azeite de oliva. Limite gorduras nocivas à saúde como carne vermelha, manteiga, frituras e alimentos processados; Preste atenção nas porções que você ingere para manter um peso saudável; Fazer exercícios regulares pode: ajudar a baixar a pressão arterial e controlar o colesterol; ajudar a perder peso ou manter um peso saudável; ajudar a controlar o açúcar no sangue se você ver diabetes. Até mesmo uma curta caminhada diária pode ajudar! Converse com seu médico antes de iniciar um programa de exercícios. Pare de fumar! As toxinas do fumo causam a formação de placas nas paredes dos vasos sanguíneos. Também aumentam o colesterol ruim e a pressão arterial. Converse com seu médico sobre formas de largar o hábito. Vá a todas as consultas de acompanhamento e procure não faltar a nenhuma de suas consultas médicas. Seus médicos podem ajudar você a cuidar da saúde e acompanhar a sua evolução. Além disso, a participação em um programa de reabilitação cardíaca pode ajudar muito com seu coração e sua saúde em geral. Quais são os sinais de alerta de um ataque cardíaco? Se você sentir algum dos seguintes sintomas, ligue imediatamente para o serviço de emergência: Dor ou desconforto no peito; Desconforto ou dor no braço, ombro, mandíbula, pescoço ou costas; Tontura, náusea ou vômito; Falta de ar fora do comum. Informe a equipe médica e multidisciplinar da sua clínica se tiver alguma dúvida ou preocupação. Estamos aqui para ajudar você a se manter tão saudável quanto possível!  

Ler mais
Informações

Insuficiência cardíaca congestiva

Quando você tem insuficiência cardíaca, seu coração precisa de uma dose extra de cuidado. Antes de explicarmos como você pode fazer isso, vamos ver o que significa insuficiência cardíaca congestiva. O que é insuficiência cardíaca congestiva? A função do seu coração é bombear o sangue, levando oxigênio e outros nutrientes para todas as células do corpo. Embora possa parecer, uma insuficiência cardíaca não significa que seu coração parou de bater. Na realidade, quer dizer que o seu coração não consegue bombear sangue suficiente para atender às necessidades do corpo. Isso pode fazer com que você sinta cansaço, tontura ou fraqueza. Qual é a diferença entre insuficiência cardíaca e insuficiência cardíaca congestiva? A insuficiência cardíaca congestiva (ICC) é um estágio da insuficiência cardíaca, quando o líquido se acumula ao redor do coração. Quando isso acontece, é ainda mais difícil para o coração bater. Esse líquido também pode se acumular nos pulmões, abdômen, gado e na parte inferior do corpo. Você pode notar isso como inchaço (edema) em locais como os tornozelos. O que causa a ICC? Certas condições, como hipertensão ou diabetes, fazem o coração trabalhar mais por um longo período. Isso pode fazer com que seu coração se torne muito rígido ou fraco para bombear sangue tão bem quanto antes. Outras causas incluem: Ataque cardíaco; Insuficiência renal; Problemas com válvulas cardíacas; Doença coronariana; Ritmo cardíaco anormal. Qual a relação entre a ICC e a doença renal? A ICC e a doença renal trabalham juntas em um círculo vicioso: Os rins não conseguem filtrar líquido suficiente; O líquido se acumula ao redor do coração; O coração se enfraquece; O coração não consegue bombear sangue suficiente para fora; Os rins não recebem sangue suficiente. Mas aqui está a boa notícia! Cuidar dos rins pode ajudar a proteger o coração e cuidar do coração pode ajudar a proteger os rins. Como lidar com a ICC Você pode controlar algumas coisas. É importante lidar com os problemas que podem causar a ICC, como hipertensão. Estas são algumas maneiras de limitar os danos ao coração e aos rins: Sempre tome os medicamentos prescritos; Faça uma dieta saudável com baixo teor de sal; Pratique exercícios regularmente; Reduza o consumo de álcool; Perca peso; Pare de fumar; Controle a pressão arterial; Durma o suficiente; Reduza o estresse mental. Fale com o seu médico e com a equipe multidisciplinar se ver dúvidas sobre a insuficiência cardíaca congestiva. Estamos aqui para ajudar você!  

Ler mais
Nutrição

Dieta saudável para o coração e benéfica para os rins

Ideal para pessoas em hemodiálise Enquanto alguns alimentos são um combustível saudável para o corpo, outros podem  causar doenças. Porém, alimentos que são saudáveis para o coração nem sempre são benéficos para os rins e vice-versa. Este guia ajudará você a escolher os alimentos que irão beneficiar tanto seu coração como seus rins. Reduza o sódio O sódio é o principal ingrediente do sal, e ingerir muito sódio faz com que o corpo retenha mais líquido aumentando assim a sua pressão. A hipertensão pode danificar o coração e os vasos sanguíneos. Ela pode causar ataque cardíaco, derrame e demência. Reduzir o sódio na dieta é bom para o coração e para os rins. Encontre as gorduras certas  A gordura tem má fama, mas existem gorduras boas e ruins. A pior gordura é a gordura trans e deve ser totalmente evitada. Ela produz mais colesterol ruim e menos colesterol bom.  Muito colesterol ruim pode obstruir seus vasos sanguíneos, causando doenças cardíacas e também aumenta o risco de ataque cardíaco, derrame e diabetes. Já o colesterol bom ajuda a eliminar o colesterol ruim. As gorduras trans são frequentemente encontradas em alimentos fritos e processados como: bolos, tortas, biscoitos (especialmente com recheio), bolachas, rosquinhas, margarina, pipoca de micro-ondas e doces com recheio de creme. As gorduras saturadas também são gorduras “ruins” e devem ser limitadas. Em vez disso, tente comer mais gorduras boas, como os ácidos graxos ômega-3. Essas gorduras saudáveis ajudam a reduzir o colesterol ruim e a pressão arterial. Eles podem até ajudar nas doenças cardíacas e reduzir o risco de derrame. Planeje sua proteína Quando a diálise remove os resíduos do sangue, também pode remover proteínas. A proteína desempenha muitas funções importantes no corpo. Como resultado, você pode precisar ingerir mais proteínas. Peixes, aves sem pele, cortes magros de carne fresca e clara de ovo são opções de proteínas saudáveis para o coração. Além disso, fontes de proteína não animal, como produtos de soja, também podem ser boas opções. Aperfeiçoe sua ingestão de fósforo e potássio Quando seus rins param de funcionar, eles não removem mais o excesso de nutrientes como fósforo e potássio. Se esses nutrientes atingirem níveis prejudiciais à saúde, eles podem causar problemas sérios. Limitar o fósforo e o potássio na sua dieta ajudará você a se sentir melhor. Muito fósforo pode causar o endurecimento das artérias, levando a problemas cardíacos graves e também pode fazer com que seus ossos fiquem fracos e quebradiços, além de causar coceira na pele ou formar feridas dolorosas. Muito potássio no sangue pode causar batimento cardíaco irregular ou insuficiência cardíaca súbita. Introduza fibras Ingerir fibras e antioxidantes suficientes é parte importante de uma dieta saudável para o coração. As fibras podem ajudar a reduzir o colesterol e a pressão arterial, e prevenir derrames e diabetes. Pães integrais, frutas e vegetais são boas fontes de fibras. Mas, tenha cuidado, muitos desses alimentos são ricos em fósforo ou potássio. Seguir uma dieta saudável para o coração e benéfica para os rins, pode parecer difícil. Sua nutricionista ficará feliz em poder ajudar! Ela pode responder às suas perguntas e ajudar a criar um plano de refeições adequado para você.

Ler mais
Informações

Hipertensão

A assassina silenciosa A hipertensão, ou pressão alta, é uma das principais causas de insuficiência renal e de  muitas outras doenças graves. Mas há boas notícias! A hipertensão pode ser controlada.  O que é hipertensão?  Hipertensão é um termo médico para a pressão arterial que permanece alta por um longo  tempo. Quando a pressão arterial está muito alta, o sangue faz muita força contra as  paredes dos vasos sanguíneos. Com o tempo, os vasos ficam espessos, estreitos e  enrijecidos.  Quando seus vasos sanguíneos são danificados, eles não conseguem transportar tanto  sangue para o corpo. Portanto, seu coração fará mais esforço para levar sangue suficiente  para o resto do corpo. Isso exerce um estresse adicional sobre seu coração. Com o tempo,  isso pode causar graves problemas.  Mesmo que você não sinta nenhum sintoma, ainda pode ter pressão alta. É importante  trabalhar com seu médico para monitorar sua pressão arterial. Como a hipertensão pode ser controlada? Você pode ajudar a controlar sua pressão Tomando os medicamentos conforme a prescrição; Fazendo uma dieta saudável com baixo teor de sódio (sal); Fazendo exercícios; Reduzindo o consumo de álcool; Perdendo peso; Parando de fumar. É preciso determinação e pode ser cansativo. Mas a hipertensão pode levar à morte sem que haja um sinal de alerta específico. Esse trabalho extra vale a pena para salvar sua vida?

Ler mais
Informações

O que é Fósforo?

Fósforo é um mineral encontrado principalmente em alimentos de origem animal, alguns de origem vegetal e também em alimentos industrializados que contém conservantes. Para que serve o Fósforo? Juntamente com o cálcio, tem como papel principal, manter os ossos e dentes saudáveis. O que o excesso de Fósforo pode causar no sangue? Pode provocar coceiras, fraquezas nos ossos, endurecimento dos vasos sanguíneos, coração e pulmão. Dicas importantes para o controle de Fósforo Alimentos “vilões”Refrigerantes a base de cola, cerveja, salsicha, linguiça, hambúrguer, nuggets, presunto, mortadela, salame, molhos prontos, amendoim, paçoca, tabletes concentrados (galinha, carne, legumes, peixe), temperos, tortas e bolos industrializados, enlatados. Alimentos ricos em Fósforo que devem ser evitadosMiúdos de frango e boi, fígado, moela, sardinha, bacalhau, frutos do mar, chocolate e achocolatados, amendoim, avelã, paçoca, castanha de caju, nozes, grãos integrais (arroz integral, centeio, cevada, germe de trigo e linhaça). Tenha a dieta como a sua principal aliadaAlguns alimentos fonte de fósforo podem ser CONSUMIDOS em QUANTIDADE ORIENTADA PELO PROFISSIONAL DE NUTRIÇÃO de sua clínica de diálise.Leite e derivados, feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, proteína de soja, carnes em geral e ovos. Ação do Quelante ao fósforo dos alimentos No estômago e nos intestinos, os quelantes grudam no fósforo dos alimentos, assim, parte do fósforo é eliminado nas fezes, diminuindo a quantidade de fósforo no sangue. Quando prescritos pelo médico, os quelantes de fósforo devem ser tomados imediatamente junto às refeições ou lanches que contenham alimentos fontes de fósforo. ATENÇÃO: É importante tomar a quantidade de comprimidos prescritos por seu médico.

Ler mais
Nutrição

Nutrição na Hemodiálise

Entenda a importância de adequar a sua dieta A sua alimentação também faz parte do tratamento, por isso, fazer um acompanhamento nutricional e cuidar da sua dieta é essencial. Para isso, separamos alguns pontos para você ficar de olho. Sódio O excesso de alimentos ricos em sódio e o consumo exagerado de sal faz com que nosso organismo funcione como uma esponja para acúmulo de líquidos. Sal e líquidos O rim é responsável por eliminar o excesso de sódio e líquidos pela urina. Nas pessoas com doença renal, isso só acontece por meio da diálise. Por isso, o ideal é utilizar pouco sal no preparo dos alimentos ou, se possível, faça tudo sem sal e adicione 1g de sal no almoço e 1g de sal no jantar. Quanto de líquidos é permitido consumir? De maneira geral, para saber a quantidade de líquido permitido por dia, é preciso saber quanto de urina você ainda consegue eliminar por dia (24 horas). Sabendo disso, basta somar 500 ml, a quantidade de urina, e aí estará a quantidade de líquidos permitida no dia.  Não ultrapasse! Algumas frutas e legumes são compostos por até 98% de água (melancia, tangerina, pêra, laranja, melão, tomate, couve-flor, brócolis, etc). Dicas para controle de líquidos e sal: Os alimentos devem ser preparados com pouco sal e óleo, além de nunca utilizar temperos prontos em pó ou em tabletes: Ajinomoto, caldos (carne, galinha ou legumes) e outros, por conta do elevado teor de aditivos de fósforo e sódio que eles contêm. Prefira os temperos naturais como: açafrão, alho (sem sal), alho poró, anis, azeite, canela, cebola, cravo, cominho, erva cidreira, gengibre, grãos de mostarda, hortelã crua ou seca, louro em folhas ou moído, manjericão, noz moscada, páprica, pimenta moída, pimentão, salsa, sálvia, suco de limão (algumas gotas), tomilho e vinagre (pouco). Evite os alimentos enlatados embutidos, molhos e temperos prontos: azeitona, atum, sardinha, milho, ervilha, molho de tomate, maionese, catchup, mostarda, molho inglês, shoyo, temperos prontos (sabor a mi, ajinomoto, knorr, sazon, shoyo entre outros), salame, mortadela e presunto. Evite consumir salgadinhos de pacote, sopas prontas, alimentos que já contêm muito sal e fósforo em sua composição. Não use sal light, pois em sua composição contém grande quantidade de potássio. Potássio O potássio é um mineral presente nos alimentos, principalmente nos de origem vegetal como frutas, verduras, legumes e feijão. Ele é muito importante para o funcionamento dos músculos de todo o corpo, inclusive o músculo cardíaco. Porém, o excesso de potássio pode enfraquecer os batimentos do coração ou até provocar parada cardíaca, nos músculos, causa fraqueza ou cãibras. É possível reduzir o potássio em até 50% se os legumes e verduras forem preparados da seguinte forma: Descasque os vegetais ou verduras; Deixe de molho em água por 2 horas; Coloque-os em uma panela com nova água e deixe ferver por no mínimo 15 minutos; Despreze a água do primeiro cozimento para diminuir a quantidade de potássio deles; Refogue a gosto. Fósforo O fósforo é um mineral que tem a função de manter os ossos fortes e saudáveis. O excesso de fósforo no sangue pode causar sintomas como: calcificação cardiovascular e de tecidos moles, hiperparatireoidismo, fragilidade óssea com possibilidade de fraturas e coceira intensa. Altos níveis de fósforo também estão relacionados à má circulação, infartos e AVC. O que você precisa fazer para controlar o fósforo no sangue? Algumas coisas importantes: Faça a diálise conforme prescrito por seu médico Não diminua o tempo (horas); Não falte ao tratamento.   Controlar o consumo de alimentos ricos em fósforo Principais alimentos fonte de fósforo que devem ser CONSUMIDOS em quantidade orientada pelo profissional de nutrição de sua clínica de diálise: Leite e derivados; Feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, soja; Carnes em geral; Ovos. Principais alimentos fonte de fósforo que devem ser EVITADOS: Miúdos de frango, miúdos de boi, fígado, sardinha, bacalhau, frutos do mar, queijos; Chocolate; Amendoim, paçoca, castanha de caju, nozes; Cerveja e refrigerantes à base de cola. Hambúrguer, nuggets, linguiça, salsicha; Macarrão instantâneo, alimentos instantâneos, temperos prontos; Bebidas prontas; Queijos processados, presunto, mortadela, salame; Tortas e bolos industrializados; Enlatados etc.   Tomar o quelante Renagel ou carbonato de cálcio Quando prescritos pelo médico, os quelantes de fósforo devem ser tomados imediatamente junto às refeições ou lanches que contenham alimentos fontes de fósforo. No estômago e no intestino, esses quelantes grudam-se no fósforo dos alimentos, assim, parte do fósforo é eliminado nas fezes, diminuindo a quantidade que vai para o sangue.

Ler mais

Outros conteúdos

outra postagem

Conte a sua história para nós!

outra postagem

DaVita informa Ed. Trimestral

outra postagem

O que é diálise e quando começo?

;