Releases

DaVita Tratamento Renal traz terapia avançada de hemodiálise para Natal, no Rio Grande do Norte

A técnica de hemodiafiltração (HDF) é mais eficaz na eliminação de toxinas em comparação à hemodiálise convencional, além de trazer mais qualidade de vida para os pacientes renais

 

A DaVita Tratamento Renal, rede líder em serviços nefrológicos no Brasil, acaba de disponibilizar, de forma exclusiva, máquinas de hemodiafiltração (HDF) para os pacientes renais em suas unidades em Natal, no Rio Grande do Norte. A partir da tecnologia alemã, a hemodiafiltração online de alto volume é a terapia mais avançada para o tratamento de doença renal crônica e se aproxima mais da eliminação natural que é realizada pelos rins, pois melhora a capacidade de remoção de toxinas durante a diálise.

 

Na hemodiálise o sangue é levado a um capilar que faz o procedimento de trocas de substâncias que normalmente seria feito pelos rins, mas somente uma parte das substâncias são retiradas. Com a hemodiafiltração, se soma o processo de convecção em que essa etapa gera ainda mais qualidade para a diálise, pois a capacidade de remoção de toxinas do sangue é potencializada e a eliminação de moléculas indesejadas é maior do que na diálise convencional.

 

“É uma terapia muito nova, capaz de retirar as moléculas de maior tamanho, o que pode levar a certo grau de repercussão dialítica. Temos, inclusive, estudos que comprovam que a hemodiafiltração traz uma melhora significativa na qualidade de vida, especialmente para os pacientes que apresentam maior intolerância na diálise, como cardiopatas, diabéticos e idosos”, explica o médico Felipe Guedes, médico Responsável Técnico da DaVita Tratamento Renal e nefrologista do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL/UFRN).

 

A hemodiafiltração é indicada para todos os pacientes renais crônicos, independente do grau de desenvolvimento da doença, sendo que os que mais demostraram os benefícios são os que têm doença coronariana e diabetes. O tempo do tratamento é o mesmo, ou seja, três vezes por semana durante quatro horas.

 

“As pessoas se sentem melhor durante e depois da diálise HDF. Os sintomas que elas comumente relatam, como cansaço, indisposição e prostração, diminuíram. E esses benefícios são importantes, inclusive para a adesão e permanência do tratamento por esses pacientes, uma vez que ela diminui a preocupação de intercorrências. Vale lembrar que alguns pacientes ainda mantém uma rotina de trabalho”, conclui o médico.

Sobre a DaVita Tratamento Renal

A DaVita Tratamento Renal é uma empresa do grupo norte-americano DaVita Inc. (NYSE: DVA) e está presente em 11 países, acumulando uma experiência de cuidado com mais de 260 mil pacientes em todo mundo.  No Brasil, presente desde 2015, a rede conta com mais de 5 mil funcionários, 800 médicos parceiros e realiza mais de 2 milhões de tratamentos, 300 mil procedimentos de diálise intra-hospitalar, e a implementação de milhares de acesso vasculares que são a base para a melhoria profunda de qualidade de vida de seus pacientes. A DaVita Tratamento Renal, que presta atendimento intra-hospitalar a mais de 350 hospitais em todo o país, está presente em 12 Estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Paraná e Rio Grande do Norte) e no Distrito Federal.

 

Mais informações

Trevo Soluções em Comunicação – Assessoria de Comunicação da DaVita Tratamento Renal

Tels. (21) 2544-6203 e (11) 3090-2842

Pamella Lima (pamella.lima@trevocomunicativa.com.br)

Carolina Feital (carolina.feital@trevocomunicativa.com.br)

Márcio Martins (marcio.martins@trevocomunicativa.com.br)