Releases

Empresa líder no segmento de saúde investe em lideranças femininas

Cada vez mais donas de seu destino, as mulheres avançam no mundo dos negócios e em cargos de gestão e liderança nas empresas. Mesmo em 2022, sabemos que ainda existe um caminho a ser percorrido. Entretanto, este não é um desafio entre as colaboradoras da DaVita Tratamento Renal, empresa líder no segmento de saúde e serviços nefrológicos no Brasil, com mais de 5.250 colaboradores, sendo 3.865 mulheres.

“Temos 31 mulheres ocupando cargos de gestão e liderança na empresa. Não basta realizarmos homenagens em dias simbólicos, temos que dar oportunidades e oferecermos boas condições de trabalho, inclusive com apoio ao desenvolvimento profissional”, afirma Claudia Pombal, Diretora de Recursos Humanos da DaVita Tratamento Renal.

A gestora explica que já não bastam os vídeos emotivos e as cestas de presentes. Uma empresa hoje precisa proporcionar condições de crescimento às mulheres, com práticas e ações inclusivas.

“Quando se é mulher, uma das preocupações é a chegada da maternidade. Então, para as gestantes, por exemplo, criamos o programa Gestação Segura, que oferece uma equipe multidisciplinar de acompanhamento desde o pré-natal até o pós-parto, com orientações personalizadas sobre parto normal, cesárea, aleitamento materno e planejamento familiar, destaca Claudia Pombal.

No ano passado, a DaVita Tratamento Renal trouxe para o Brasil um projeto já disseminado nos outros países da rede internacional chamado Diversidade com Pertencimento. Nos últimos meses, a Diretora de Recursos Humanos da empresa revelou que desde então, estão sendo realizados workshops, palestras e ações de engajamento que mostram e exemplificam o papel da mulher na empresa. Recentemente, foram selecionadas algumas das mulheres dos cargos de liderança para apresentar a Live Mulheres da Aldeia (AMA), quando puderam compartilhar suas trajetórias de vida e abordar a importância de se equilibrar a vida pessoal e profissional.

Dentre as participantes, destacamos três perfis, confira a seguir:

Claudia Maria Marinho de Almeida Franco, 52 anos

Enfermeira, especialista em nefrologia e mestre em tecnologia e inovação em enfermagem pela Universidade de Fortaleza. Tem três filhos adultos e trabalha na DaVita Tratamento Renal há três anos no cargo de Especialista de Serviços Clínicos.

É responsável por todas as clínicas da região nordeste e de diálise peritoneal do país e coordena e supervisiona todo o trabalho operacional e de qualidade do setor de enfermagem.

“Eu costumo brincar que tenho vida de cacheiro viajante. Tenho três filhos, sou casada há 27 anos e sempre tive o apoio da família. Eu tive que abrir mão de muita coisa para manter a minha rotina profissional, mas continua valendo a pena. Eu tive que me qualificar, estudar, fiz curso fora do país e consegui proporcionar uma vida boa a meus filhos. Sou nordestina e não desisto nunca! Já me matriculei em nova pós sobre enfermagem dermatológica para tratar pé diabético, temos muitos pacientes com esse tipo de necessidade”.

 

Flavia Ribas, Diretora Sênior de Compliance, 45 anos.  

Advogada, trabalha na empresa há dois anos e oito meses. Já atuou em cargo de liderança em diferentes empresas e tem um filho de 11 anos. Natural do Rio de Janeiro, mudou-se para São Paulo há 15 anos.

“Recebi meu primeiro convite para cargo de diretora quando meu filho tinha uma semana de vida, para começar após a licença maternidade. Conciliar é um desafio enorme, mas sempre tive sorte de contar com excelentes líderes. Há três anos, tive que tirar um ano sabático para dar mais apoio a minha família e meu filho em alfabetização. Na metade de 2018, recebi uma proposta da DaVita Tratamento Renal, que me garantia um equilíbrio de vida. Estamos tão imersos na conectividade, que é difícil desligar do trabalho e eu exigia esse balanceamento e aqui eu consigo. Isso quer dizer que posso fazer atividades físicas, jantar com a família, fazer a lição de casa com ela. Essa garantia de qualidade é fundamental para mim.

 

Marienne Melo, Vice Presidente Jurídica, 44 anos.

Advogada com MBA executivo. Mãe de duas filhas de 11 e 6 anos de idade. Seu crescimento profissional foi escrito paralelamente a consolidação da DaVita Tratamento Renal no Brasil, chegando à empresa no mesmo momento do início das operações no país, em 2015.

Acostumada a trabalhar como advogada em escritório de advocacia, recebeu o convite para o cargo de Diretora Jurídica, o primeiro de gestão. Em pouco tempo, foi promovida para Diretora Sênior Jurídica e depois a Vice Presidente, cargo que ocupa há três anos. 

"Quando cheguei a DaVita ainda não tinha operacional, fomos crescendo aos poucos, e tive que montar o departamento jurídico. Foi um desafio enriquecedor! A DaVita apostou em mim, na minha capacidade. Hoje, na qualidade de VP Jurídica eu lidero também outras áreas da empresa como a Gestão de Qualidade e indiretamente a área de Comunicação & Marketing. Apesar da alta carga de trabalho, eu consigo equilibrar a vida profissional e a pessoal. O segredo está na boa gestão do tempo."

Sobre a DaVita Tratamento Renal 

No Brasil desde 2015, A DaVita Tratamento Renal conta com mais de 5 mil funcionários e 800 médicos. Através de suas 91 unidades, o grupo atende a 15.000 pacientes crônico-renais, realizando mais de 2 milhões de tratamentos, 350 mil procedimentos de diálise intra-hospitalar bem como a implementação de milhares de acesso vasculares que são a base para a melhoria profunda de qualidade de vida de seus pacientes. A DaVita Tratamento Renal está presente em 12 Estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Paraná e Rio Grande do Norte) e no Distrito Federal e presta atendimento intra-hospitalar a mais de 350 hospitais em todo o país.