Releases

DaVita Tratamento Renal implanta a terapia avançada de hemodiálise em Fortaleza, no Ceará

A técnica de hemodiafiltração (HDF) é a mais eficaz na eliminação de toxinas em comparação à hemodiálise convencional, além de trazer melhor qualidade de vida a pacientes renais

 

A DaVita Tratamento Renal, rede líder em serviços nefrológicos no Brasil, acaba de disponibilizar, de forma exclusiva, máquinas de hemodiafiltração (HDF) para os pacientes renais crônicos dialíticos em suas unidades no Ceará: Meireles, São Gerardo e Mondubim. A hemodiafiltração online de alto volume é a terapia dialítica mais avançada para o tratamento da doença renal crônica e se aproxima da função fisiológica de um rim normal, pois ela melhora a capacidade de remoção de toxinas durante a diálise.

 

Na hemodiálise convencional, usando um acesso vascular especialmente implantado em cada paciente (podendo ser uma fístula arterio-venosa ou um cateter posicionado em um grande vaso venoso central), o sangue circula através de uma máquina de hemodiálise e passa por um filtro (chamado de “capilar”), onde é “depurado” – essa “depuração” do sangue ocorre por ação de um fenômeno chamado DIFUSÃO, em que moléculas pequenas são retidas pelo filtro capilar, e o sangue é então devolvido ao paciente livre destas moléculas. Já na HDF online, o filtro capilar também é usado, mas soma-se uma segunda força de filtração chamada CONVECÇÃO: uma solução estéril (chamado “dialisato ultrapuro”) passa pelo filtro capilar a um fluxo alto – totalizando cerca de 25 litros em uma única sessão. Essa passagem de líquidos em alto fluxo “arrasta” consigo moléculas que não seriam filtradas apenas usando a tradicional DIFUSÃO. Entre as substâncias que são removidas pela filtração convectiva estão o Fosfato e moléculas associadas a doenças inflamatórias crônicas, cardiovasculares e neuropatias.

 

“A HDF é considerada uma das técnicas mais avançadas de substituição renal, devido a sua alta eficiência e baixos efeitos colaterais. Atualmente, ela já está difundida na Europa e disponível nos Estados Unidos e, graças à DaVita Tratamento Renal, ela está chegando agora ao Ceará. Nós somos a clínica pioneira aqui no Estado. Os nossos primeiros pacientes em HDF iniciaram o tratamento sem intercorrências e apresentaram uma maior predisposição para realizar as suas atividades diárias”, relata a Dra.  Priscilla N. Gomes Hissa, Médica Responsável Técnica da DaVita Meireles e Nefrologista do Hospital Universitário Walter Cantídio, em Fortaleza, onde integra a equipe de Transplantes Renais.

 

De acordo com a especialista, a HDF é indicada para todos os pacientes renais crônicos dialíticos, principalmente aqueles com comorbidades:  doenças cardiovasculares, portadores de diabetes, hipertensão refratária à múltiplas drogas e crianças em fase de crescimento. O tempo do tratamento é o mesmo: são três vezes por semana durante quatro horas.

 

“A HDF se diferencia da convencional porque oferece uma maior remoção das moléculas nocivas para o organismo. Ademais, ela apresenta menor risco de hipotensão durante o tratamento, reduzindo a instabilidade hemodinâmica do processo decorrente da diálise que, por sua vez, diminui os eventos cardiovasculares. Há também grande melhora do controle nutricional e da hiperfosfatemia (alta concentração de fósforo no sangue). Vários estudos já mostraram uma forte correlação com a redução dos episódios de internação e demonstraram quase 30% de redução da mortalidade por causa cardiovascular.  Como a HDF Online entrou no rol de procedimentos a serem obrigatoriamente cobertos por todos os planos de saúde, por decisão da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), estamos felizes em poder oferecer a modalidade aos pacientes”, conclui a médica.

 

Sobre a DaVita Tratamento Renal

A DaVita Tratamento Renal está presente no Brasil desde 2015, a rede conta com mais de 5 mil funcionários, 800 médicos parceiros e realiza mais de 2 milhões de tratamentos, 300 mil procedimentos de diálise intra-hospitalar além da implementação de milhares de acesso vasculares que são a base para a melhoria profunda de qualidade de vida de seus pacientes. A DaVita Tratamento Renal presta atendimento intra-hospitalar a mais de 350 hospitais em todo o país e está presente em 12 Estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Paraná e Rio Grande do Norte) e no Distrito Federal.

 

Mais informações

Trevo Soluções em Comunicação – Assessoria de Comunicação da DaVita Tratamento Renal

Tels. (21) 2544-6203 e (11) 3090-2842

Pamella Lima (pamella.lima@trevocomunicativa.com.br)

Carolina Feital (carolina.feital@trevocomunicativa.com.br)

Márcio Martins (marcio.martins@trevocomunicativa.com.br)