;

Psicologia

Campanha Janeiro Branco

03 de janeiro de 2022

Feliz saúde mental!

O ano de 2021 foi desafiador para todos, afinal de contas ainda estamos assimilando as mudanças internas e externas provocadas pela pandemia. Encerrar mais um ciclo e renovar a esperança é urgente, por isso viemos aqui falar sobre a campanha Janeiro Branco. Conhece?

Esse movimento busca a construção de uma cultura de Saúde Mental no mundo, mas nem todos têm clareza sobre o que é Saúde Mental e isso tem um motivo: esse é um conceito fluido e em eterna construção, que exige novos aprendizados e o reconhecimento de que sabemos muito pouco sobre nós mesmos.

Justamente por isso é urgente chamar a atenção para o tema e abrir espaço para trocas e debates sobre os benefícios que colhemos quando cuidamos da relação que temos conosco e com as pessoas ao nosso redor. Todos que trabalham pela legitimidade do SENTIDO DE NOSSAS VIDAS (pais, amigos, médicos, psicólogos, terapeutas, professores, enfermeiros, etc) trabalham pela Saúde Mental.

Janeiro Branco é para mudar paradigmas, superar tabus, desmontar preconceitos, gerar informações e colocar conhecimento em circulação! Priorizar nosso bem-estar emocional, oferecer sentido à nossa existência, desenvolver consciência e autonomia nas nossas escolhas é fundamental para construir as bases sólidas da nossa saúde mental – como se alimentar bem e praticar atividades físicas é a base para saúde do corpo.

Existem sinais que alertam para a necessidade urgente de cuidar da saúde mental. Atualmente muitos adolescentes apresentam sintomas depressivos que tem relação com as redes sociais, pois experimentam o bullying on line e podem desenvolver problemas de imagem corporal. Além disso, a pressão para ser sempre admirado (comum nessas plataformas) gera muita ansiedade e angústia. Esse quadro emocional favorece a automutilação e intenções suicidas, sintomas cada vez mais comuns entre adolescentes e jovens.

O isolamento social experimentado na pandemia também gerou muitos medos e distúrbios que pedem nosso cuidado, além de aumentar o tempo de uso das plataformas digitais. Sendo assim, a campanha Janeiro Branco é extremamente importante para incentivar redes de apoio e muita informação sobre esse tema tão pertinente!

Os jovens não foram os únicos que experimentaram travessias emocionais muito intensas na pandemia, isso aconteceu com todos (idosos, adultos, crianças). Por isso, é tempo de favorecer nossa compreensão sobre saúde mental e aprender novos caminhos para cuidar das emoções e pensamentos. Conheça e participe desse movimento em prol da vida!

 

Fonte: https://janeirobranco.com.br/
Revisão: Mara Faria (coordenadora do serviço de psicologia da DaVita Tratamento Renal)

Faça o download dos conteúdos

Postagens relacionadas

Psicologia

Campanha Janeiro Branco

Feliz saúde mental! O ano de 2021 foi desafiador para todos, afinal de contas ainda estamos assimilando as mudanças internas e externas provocadas pela pandemia. Encerrar mais um ciclo e renovar a esperança é urgente, por isso viemos aqui falar sobre a campanha Janeiro Branco. Conhece? Esse movimento busca a construção de uma cultura de Saúde Mental no mundo, mas nem todos têm clareza sobre o que é Saúde Mental e isso tem um motivo: esse é um conceito fluido e em eterna construção, que exige novos aprendizados e o reconhecimento de que sabemos muito pouco sobre nós mesmos. Justamente por isso é urgente chamar a atenção para o tema e abrir espaço para trocas e debates sobre os benefícios que colhemos quando cuidamos da relação que temos conosco e com as pessoas ao nosso redor. Todos que trabalham pela legitimidade do SENTIDO DE NOSSAS VIDAS (pais, amigos, médicos, psicólogos, terapeutas, professores, enfermeiros, etc) trabalham pela Saúde Mental. Janeiro Branco é para mudar paradigmas, superar tabus, desmontar preconceitos, gerar informações e colocar conhecimento em circulação! Priorizar nosso bem-estar emocional, oferecer sentido à nossa existência, desenvolver consciência e autonomia nas nossas escolhas é fundamental para construir as bases sólidas da nossa saúde mental – como se alimentar bem e praticar atividades físicas é a base para saúde do corpo. Existem sinais que alertam para a necessidade urgente de cuidar da saúde mental. Atualmente muitos adolescentes apresentam sintomas depressivos que tem relação com as redes sociais, pois experimentam o bullying on line e podem desenvolver problemas de imagem corporal. Além disso, a pressão para ser sempre admirado (comum nessas plataformas) gera muita ansiedade e angústia. Esse quadro emocional favorece a automutilação e intenções suicidas, sintomas cada vez mais comuns entre adolescentes e jovens. O isolamento social experimentado na pandemia também gerou muitos medos e distúrbios que pedem nosso cuidado, além de aumentar o tempo de uso das plataformas digitais. Sendo assim, a campanha Janeiro Branco é extremamente importante para incentivar redes de apoio e muita informação sobre esse tema tão pertinente! Os jovens não foram os únicos que experimentaram travessias emocionais muito intensas na pandemia, isso aconteceu com todos (idosos, adultos, crianças). Por isso, é tempo de favorecer nossa compreensão sobre saúde mental e aprender novos caminhos para cuidar das emoções e pensamentos. Conheça e participe desse movimento em prol da vida!   Fonte: https://janeirobranco.com.br/ Revisão: Mara Faria (coordenadora do serviço de psicologia da DaVita Tratamento Renal)

Ler mais
;